Entre os dias 18 e 24 de setembro de 2023, ocorreu a 17ª Primavera nos Museus, evento de abrangência nacional organizado pelo IBRAM.
O tema indicado para este ano foi Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.

O Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva trabalhou com o tema “Indígenas” com a exposição ” Memórias dos Povo Laklãnõ / Xokleng que teve como objetivo apresentar um pouco da cultura dos povos originários que habitavam o Vale do Itajaí antes da chegada dos europeus.

O evento contou com exposição fotográfica e de objetos na parte externa do museu, apresentação do documentário Laklãnõ/Xokleng – Os Órfãos do Vale e visita dos alunos da Escola Indígena de Educação Básica Vanhecu Patté das Terras Indígenas (Doutor Pedrinho – SC) da tribo Bugio, da Terra Indígena Laklãnõ, que puderam conhecer o espaço do museu e da FIC corando assim nosso evento.

Esta troca de experiências se faz de grande importância para a valorização da diversidade cultural e para o fortalecimento das identidades dos povos indígenas. Além disso, a iniciativa do Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva em abordar o tema indígena na exposição “Memórias dos Povo Laklãnõ/Xokleng” contribui para a conscientização da população sobre a riqueza histórica e cultural desses povos



Confira a programação completa.

17ª Primavera nos Museus faz interação com alunos da E.B. Vanhecu Patté das Terras Indígenas (Doutor Pedrinho – SC)