25º
NATAL EM INDAIAL
(1993-2018)

Indaial tem uma bela história com o Natal. Já são 25 anos desde a realização do primeiro evento de Natal. Apenas 1996 não houve o evento de Natal, pois naquele ano a Fundação passava por uma grande reforma na sua sede.

Em 1993 foi criado em Indaial o evento de Natal, uma iniciativa da Diretora Artístico-cultural da FIC – Marli Alves Bomtempo Peixe, que reuniu esforços para propiciar, resgatar e preservar o espírito natalino na comunidade. Um evento para iluminar a cidade, divulgar a arte e a cultura indaialense. Esse evento buscou congregar diversos segmentos da sociedade como: igrejas, escolas, associações, comércio, indústria e outras entidades. E muitas foram as atrações do evento, atrações essas que ao longo dos anos passaram por variações, mudanças e acréscimos!

Lá em 1993, podemos comentar sobre o Presépio Mecanizado, que continha 400 bonecos, que colocavam em movimento passagens bíblicas que retratavam a história de Jesus. Um presépio trazido de São Paulo, pelo Mestre José Molina. Também não podemos esquecer da Fábrica do Papai e Mamãe Noel, onde eram feitos docinhos, que depois de preparados e assados eram degustados por todo o público infantil. E é nessa perspectiva de magia e religiosidade que foi se constituindo e enriquecendo o programa natalino. Com muitas exposições artísticas, teatro (auto natalino), passeio de lanternas, ruas e fachadas da cidade decoradas com muitas cores e luzes, incluindo concurso das melhores e mais criativas vitrines e residências da cidade.

PÚBLICO E PROGRAMAÇÕES

O Natal em Indaial alcança uma média aproximada de 40.000 visitantes durante os dias de programações.


Passeio das Lanternas: uma caminhada natalina, iluminada pelas chamas das lanternas artesanais, onde alunos da FIC, escolares, famílias, jovens e grupos de canto e corais dos bairros formam um só coro, num cântico de paz e alegria. Em 1995, foi um ano em que o Passeio das lanternas foi recepcionado na escadaria do Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, se transformando num grande palco, onde as igrejas realizaram um culto ecumênico, e os alunos da FIC apresentaram o auto natalino.

A partir de 1998 a FIC recebeu uma nova parceria com a Empresa Taschibra, deixando a sede da Fundação extraordinariamente iluminada, brilhante e reluzente. Como também diversos pontos da cidade passaram a ter uma especial iluminação de Natal.


AUTO NATALINO

O auto natalino foi um projeto criado pelo Coordenador de Teatro – Giba de Oliveira e a Professora de Dança Ester Neotti em 1993. Desde então vem sendo realizado o auto natalino, em suas diversas variações e adaptações. Encenados por alunos dos cursos da FIC, através da interpretação teatral, dança e trilha sonora, o Auto Natalino trouxe a proposta de representar, contar a história de Jesus Cristo – enfatizando o momento de seu nascimento.Durante os últimos anos, o Auto Natalino esteve sob a direção de grupos ligados ao teatro, como o Grupo Detalhe de Teatro. Sempre contou com a participação de voluntários da comunidade de Indaial e também de estudantes de escolas e do grupo de teatro da FIC.


ENCONTRO ESTADUAL DE TERNO DE REIS

Resgate de tradições açorianas ainda preservadas em nosso município, valorizando a tradição folclórica e a mensagem natalina através dos Grupos de Terno de Reis. Realizado há mais de vinte anos em Indaial.


BANDAS, ORQUESTRAS DE CÂMARAS, GRUPOS MUSICAIS 

Apresentam na Fundação Indaialense de Cultura, Praças e Bairros da cidade no período natalino, como também Audições Musicais são apresentadas pelos alunos dos cursos de música da FIC.


IGREJAS ILUMINADAS PARA O NATAL

A partir de 1995 a Igrejas de Indaial passam a receber uma iluminação especial. Por uma iniciativa da Fundação foram adquiridos cordões de luz para serem distribuídos em diversos pontos da cidade, mas especialmente as Igrejas, entre elas a Igreja Matriz Santa Inês, Igreja Evangélica Luterana Centro e a Igreja Luterana do bairro Carijós. Nesse momento a FIC, contou com o apoio das próprias igrejas que se responsabilizaram pela instalação da iluminação, e os cordões de luz foram adquiridos do CDL de Blumenau – com recursos doados pelas Lojas Hardt.

Importante destacar mais alguns destaques desse evento e conhecer melhor a história do Natal em Indaial – saber como esse evento vem sendo construído, traçado e conquistado a cada ano. A Diretora Executiva da FIC Siegrid W. Ribeiro, que ocupou este cargo de 1997 até janeiro de 2016, se dedicou a buscar novas parcerias e a diversificar o calendário do Natal em Indaial. A partir de 1998 a FIC recebeu uma nova parceria com a BRASILUX – TASCHIBRA, que permitiu concretizar esse sonho iluminado, de ampliar a decoração do Jardim e a Casa da FIC para o Natal. Essa iluminação é uma grande marca no Natal de Indaial. Atrai os olhares de todos que pela cidade passam, passeiam ou trabalham. E assim esse projeto, essa parceria só foi crescendo, e se ampliando para outros pontos da cidade.

Nesse ritmo a FIC, foi buscando outras parcerias e participações da Prefeitura Municipal de Indaial, que introduziu o Natal nos bairros, entidades como a ACIDI, CDL Rádio Clube passaram a reunir esforços para com Fundação para cada vez mais torna esse evento, no maior e mais belo evento do calendário cultural de Indaial.

Com esse apoio da comunidade, tem sido realizado o Concurso Residencial e Comercial de Decoração Natalina. Mais uma forma de iluminar a cidade e compartilhar essa vivência com a comunidade local.


A CASA DO PAPAI NOEL

É um dos grandes atrativos do evento. Lá se encontram a Sala e Lareira do Papai Noel, Quarto do Papai Noel e Oficina de brinquedos do Papai Noel. É uma casa mágica, crianças e adultos vivenciam emoções muito especiais a cada Natal. Toda decoração é feita com carinho e delicadeza pelos funcionários da FIC.

ESTA CASA TEM AROMA DE NATAL, COR DE NATAL E MAIS QUE ISSO, É UMA PORTA QUE SE ABRE , PERMITINDO A CADA INDAIALENSE EXPERIMENTAR O NATAL COM SUAS CARACTERÍSITCAS LOCAIS, SEJA PELA GASTRONOMIA DOS DOCES OU PELA DECORAÇÃO E TRADIÇÃO.

Todos os visitantes são recepcionados pelo Papai Noel e sua equipe, e a casa fica diariamente aberta ao público durante praticamente todo o mês de dezembro.

Para completar esse momento do Natal, ainda registra-se a chegada do PAPAI NOEL de helicóptero no pátio do Pavilhão Municipal de Esportes.


DESFILE NOEL

Esse é mais um dos atrativos do Programa de Natal, o desfile Noel nas ruas, contou com a particpação do Clube da Lambreta, Noel Bike, Jeep Clube, escolas, entidades, comerciantes, famílias, funcionários da Prefeitura e FIC. Todos de alguma forma usando enfeites e adornos remetendo aos valores e símbolos natalinos.


FEIRA DE ARTESANTO DO NATAL

Está feira acontece desde 2002 – e passa a integrar o calendário do Natal em Indaial, reunindo diversos artesãos do município – levando a público seus belos trabalhos artesanais. A temática da feira é justamente o NATAL, onde estão expostos e a venda a mais variadas peças – panos de prato, guirlandas, toalhas bordadas e pintadas, objetos de cozinha e entre muitos outros utensílios e enfeites de natal.


ENCONTRO DE CORAIS

A arte da música também é muito valorizada nesse evento, mais uma forma musical é a participação de Grupos de Coral. Reunindo o Coral da FIC, das Igrejas e corais dos bairros/escolas. Sempre tendo um repertório bastante diversificado, eles cantam musica sacra, popular, folclórica e temas natalinos.


2008 em diante

Este ano marcou a entrada de diversos funcionários através de concurso público, para trabalhar na Fundação Indaialense de Cultura. Esses funcionários, na área de dança, teatro e música, contribuir para o desenrolar das atividades natalinas da FIC.


O PAPAI NOEL

De 2008 em diante, várias atrações continuaram durante o evento de Natal da FIC. Com destaque para a Casa do Papai Noel, que ocupou durante alguns anos dois andares da parte mais antiga da FIC, onde estavam dispostos para o público presenciar: a sala, a cozinha, quarto, local onde ficavam as cartinhas que o Papai Noel recebia de crianças de Indaial, o banheiro. Todos esses ambientes ricamente adornados pelos mais variados enfeites natalinos. Era um dos locais mais visitandos durante o Natal na FIC. Famílias inteiras visitaram esse espaço. Observar o olhar de contentamento das crianças pequenas era muito gratificante.

Durante alguns anos, o Papai Noel ficou na Praça João Hennings Filho, defronte à Prefeitura Municipal de Indaial. Também era um local que recebeu decoração natalina, pois a própria praça ficava enfeitada. Muitos pais, crianças e jovens visitaram o Papai Noel neste espaço.

A FIC em algumas edições do Natal, levou o Papai Noel até algumas escolas e comunidades de Indaial. Na ocasião, aconteciam apresentações da Orquestra de Câmara de Indaial e de alunos dos cursos de dança e música da FIC. O Papai Noel aparecia no final para abraçar as crianças, tirar fotos e distribuir balas.


WEIHNACHTBÄUME

Iniciada em 2016, esse evento, em parceria com o setor de turismo da Prefeitura de Indaial, passou a convidar entidades e escolas da cidade e “adotarem” um pinheiro na Praça João Hennings Filho. Cada entidade participante enfeitava uma árvore, que ficava exposta durante todo o período do Natal, atraindo muitas fotos e visitantes.


SHOW CHRISTMAS ROCK

Nos últimos anos, a FIC trouxe da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, conhecida nacionalmente pela seu Natal Luz, o evento musical Christmas Rock, para abrilhantar ainda mais as noites de Natal na FIC.

Nos últimos anos, a Fundação Indaialense de Cultura resgatou o Passeio de Lanternas e o Desfile Natalino, transportando um pouco da magia natalina da FIC para outros espaços da cidade. Uma maneira de unir famílias e de convidá-las a visitarem o espaço da FIC durante o Reino Encanto de Natal.



Diante de todas essas lembranças expostas acima, constatamos a pertinência e também uma tradição da Fundação Indaialense de Cultura sediar o Natal durante os últimos dias do ano. As pessoas aguardam esses momentos. O grande espaço da FIC propicia um passeio em família e momentos de confraternização entre as pessoas. Seja para observar a iluminação especial nesta época ou os enfeites de natal, seja para prestigiar a programação do evento, ou mesmo para passar um tempo nas dependências da FIC, fato é que o Natal é um evento indispensável e faz parte do calendário de programações. Que por muitos anos ainda ele possa continuar, trazendo alegria, espírito natalino e difundindo a arte e a cultura produzida em Indaial.