A história do Grupo Estrela do Oriente de Indaial iniciou em 1991 quando um grupo vindo de Blumenau começou a fazer serenatas em Indaial. Uma das casas visitadas foi de Ademir Gonçalves, que gostou tanto da ideia que levou os seresteiros na casa de alguns amigos. No fim de 1994, a Fundação Indaialense de Cultura promoveu serestas natalinas, e cada bairro foi convidada a formar grupos na área de sua abrangência.

A coordenadora de eventos da FIC, Marli Bontempo Peixe, e a diretora da EBM Arno Zoschke, Jane Pershun Alegria, junto com Ademir Gonçalves, procuraram os músicos João de Oliveira (acordeão) e Ari Santos (voz e violão) para convidá-los a formar um desses grupos, nascendo assim o Terno de Reis “Estrela do Oriente” com seis casais.

Grupo fundador de Terno de Reis Estrela do Oriente: Ademir e Teresinha Gonçalves, Ari e Erotides dos Santos, João e Rosalina de Oliveira, Carlos (Leco) e Rainilda (Nilda) Maçaneiro, Eduardo e Maria de Fátima Simão, Jose e Iracilda Bertoldi.

O grupo já se apresentou em centenas de casas em Indaial, além de outros municípios de Santa Catarina. Participa dos mais expressivos Encontros de Terno de Reis no Estado e da  programação natalina de Indaial.

Em novembro de 2005, lançou o primeiro CD “Revivendo o Natal”, e em outubro de 2010 o segundo CD “Anunciando o Natal”.

O grupo é filiado à Associação Folclórica de Terno de Reis Estrela do oriente, desde a sua criação em 2004. É coordenado pelo músico, compositor e repentista Ari dos Santos.