Fundado originalmente por componentes da Família Rotária de Indaial integrou-se às atividades da FIC em março de 1994, passando a ser composto por membros voluntários de toda comunidade de Indaial, e a partir de então, denominando-se “Coral da FIC – Fundação Indaialense de Cultura”. O coral é misto, podendo ter em sua formação até 30 membros voluntários que buscam acesso ao aprendizado e exercício da arte. 

Tem como proposta o elevado nível técnico e artístico, aliado a um repertório eclético, incluindo os estilos sacro, popular, folclórico, entre outros, dando ênfase na qualidade de suas interpretações. 

As audições para o ingresso no grupo ocorrem periodicamente, sob responsabilidade do maestro regente  Maestro Caio Fernando Maciel de Oliveira.

Os ensaios, ocorrem todas as quartas-feiras das 18h30 às 20h na FIC, sob regência do Maestro Caio Fernando Maciel de Oliveira.


Audições Abertas

Se interessou? Faça o cadastro abaixo e participe de nossas audições!

Inscreva-se aqui


Histórico

Fundado originalmente por componentes da Família Rotária de Indaial, era regido pelo maestro Werner Arnold. Integrou-se às atividades da FIC em março de 1994, passando a ser composto por membros voluntários de toda comunidade de Indaial, e a partir de então, denominando-se “Coral da FIC – Fundação Indaialense de Cultura”.

De 1994 a 1995, e 1997 a 2008 regido pelo Maestro Telmo Elias Locatelli.

Locatelli nasceu no Rio Grande do Sul, de onde veio com toda influência das canções do Folclore Gaúcho e Italiano. Casou-se em Blumenau onde manteve estreito contato com a cultura alemã. Foi um dos primeiros professores da Escola Superior de Música do Carlos Gomes. Apresentou durante sua vida vários concertos em outros países da América do Sul. O músico também fundou a Associação Musical Camerata Vocale com a qual apresentava canções de sua autoria e outros arranjos especiais.

No ano de 1996 o Coral é assumido pelo Maestro Anderson Nascimento.

Anderson Nascimento é Maestro, pianista, arranjador e produtor musical. Atua como diretor de grupos vocais e corais no Paraná e Santa Catarina. Ex – cantor e diretor adjunto do Maestro Marcos Leite. Atualmente é diretor do Grupo Vocal “Gogó à Brasileira” (Curitiba-PR), Grupo Vocal “Paraná em Canto” (Curitiba-PR), Madrigal “Cantate Domino” (Curitiba-PR) e Coro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Joinville-SC). Foi aluno dos professores José Eduardo Gramani (SP/PR), Benjamim Talbkin (SP), Leandro Braga (RJ), Antonio Adolfo (RJ), Ian Guest (Hungria/RJ/MG), José Pedro Boéssio (RS), Marcos Leite (RJ), Roberto Duarte (RJ), Osvaldo Ferreira (Portugal), José de Barros (EUA/BR), Dr. Larry Hensel (USA), Maria Tereza Peres (Cuba), Madalena Bernardes (RJ), Consiglia Latorre (SP), Babaya (MG) e Giovanni Luisi (Itália). Dividiu o palco com várias artistas da MPB como Gilberto Gil, Kleiton e Kledir, MIlton Nascimento, Ivan Lins, Boca Livre e Arthur Moreira Lima. Como professor, atuou no curso de prática de conjunto vocal e coral / montagem de espetáculo, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba – PR desde 2000 e Professor do curso de Prática de Canto Coral da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) no ano de 2009. Ministra oficinas de dinâmica de grupo vocal e prática de montagem de espetáculo em vários estados brasileiros, tendo atuado com destaque como docente nos Festivais de Música de Londrina (2005 e 2006), Festival de Inverno da UFPR (2002, 2006 e 2008), Simpósio de Música da Faculdade de Artes do Paraná (2007), 18º Festival Internacional de Coros Chilenos (Santiago -CHI – 2013), 32º Workshop Vocal da Catalunia (Barcelona – ESP 2019) entre outros realizados por Fundações Culturais, Universidades e Institutos de Música. No ano de 2018 foi maestro escolhido para representar o Brasil no 3º Encontro Internacional de Coros do Vaticano em uma audiência especial com o Papa Francisco em um debate sobre a música coral nas igrejas brasileiras.

Depois de um período sem atividades o Coral da FIC retomou suas atividades em 2012 com um grupo de 12 cantores selecionados e com vasta experiência na pratica coral com direção artística e regência do maestro Paulo Lira até 2017.

Paulo Lira, em 1997 participou como violinista da Fundação da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó (OCMT). Em março de 2001 implantou em Indaial o “Programa de Musicalização nas Comunidades”, e com esses alunos formou em 2002 a “Orquestra de Câmara de Indaial”, sendo seu regente até o presente momento. Em 2006 criou o Coro Misto Indaiá com membros da comunidade Indaialense, mantendo-se como regente até 2010. Como instrumentista foi violinista e chefe de naipe das violas na Orquestra da Furb por 16 anos e membro do Quarteto de Cordas “Cidade de Indaial”. Com seu trabalho em prol de uma nova geração de músicos na comunidade indaialense foi homenageado com o Prêmio “Destaque em Serviços Comunitários” edição 2008, pela Associação Empresarial de Indaial (Acidi).Em 2014 recebeu da FIC o certificado de “Amigo da Cultura de Indaial” pelo seu trabalho desenvolvido junto à prática coral no município. Em 2015 criou junto com o Departamento de Cultura de Ascurra o “Coral Municipal de Ascurra. Em 2016 assumiu a direção artística e regência da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, e nesse mesmo ano integrou o corpo docente do Seminário de Música de Rodeio 12. No ano de 2017 lhe foi solicitado a composição do Hino do município de Ascurra, no qual acompanhado de seu amigo e aluno Décio Fernando Saut realizaram esse trabalho. Em 2017, junto com seus alunos e ex-alunos, criou a “Camerata Tocarte”, atuando como diretor artístico e spalla. No ano de 2018 assumiu a coordenação do Programa SensibiliZarte – Arte nos BairroS.

A partir de outubro de 2018  o coral passou a ser regido pelo maestro Caio Fernando Maciel de Oliveira.

Formado em licenciatura plena em Música pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Durante os anos de faculdade participou de diversos grupos vocais e instrumentais, além do grupo de pesquisa Pibid de iniciação à docência. Possui Pós-graduado em Regência Coral também no Unasp. Professor de Técnica Vocal da FIC.



Páscoa 2021


Natal 2020


Natal 2019


Acesso o Canal do Youtube