Lançamento do livro “Indicador de Artes Visuais: Indaial do Passado ao Presente” valoriza a memória artística da cidade

No dia 10 de abril, no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura, foi realizado o lançamento do livro “Indicador de Artes Visuais: Indaial do Passado ao Presente”, de autoria de Arian Grasmuk, Lilian Ebert Haase e Marli Alves Bomtempo Peixe. Com trajetórias consolidadas no campo das artes e da cultura, os autores têm forte envolvimento com a cena artística de Indaial, colaborando ativamente para a formação, incentivo e promoção dos inúmeros sujeitos criativos da cidade e da região.

O livro reúne e registra os artistas visuais, produtores culturais, coletivos, grupos e instituições que marcaram e continuam a marcar a história das artes visuais em Indaial, incluindo também informações sobre as artes decorativas, bordados, fotografia, ateliês, instituições e equipamentos culturais, além de dirigentes, conselheiros e monumentos que contribuem para a identidade artística do município.

Mais do que um simples catálogo, o Indicador resgata a produção artística de diferentes épocas, conectando o passado e o presente e oferecendo subsídios valiosos a pesquisadores e interessados em conhecer mais sobre a história cultural de Indaial. É uma obra que reconhece e celebra a trajetória daqueles que, com suas criações, deixaram marcas no cenário artístico da cidade.

A concretização deste projeto foi possível graças à sensibilidade e ao apoio de uma doadora anônima, que viabilizou a publicação do livro, além da contribuição de outras pessoas e instituições que se uniram para proporcionar uma noite especial de lançamento.

Nas palavras de Marco Antonio Struve e Werner Neuert, que assinam as abas do livro, esta obra “resgata, com cuidado e paixão, a história plástico-visual de Indaial, traçando um mapa de suas vozes criativas e dando espaço tanto para os pioneiros quanto para os artistas contemporâneos e coletivos que, juntos, transformaram o cenário artístico da cidade. É uma obra que não apenas documenta, mas celebra.”

O livro é de distribuição gratuita e não será comercializado. Todos os artistas que possuem verbetes na publicação têm direito a um exemplar. Aqueles que não puderam estar presentes no evento podem retirar seu exemplar diretamente na sede da Fundação Indaialense de Cultura.


Sobre os autores:

Arian Grasmuk é natural de Blumenau, pintor, gravador, desenhista, curador, produtor cultural, pesquisador e historiador. Foi professor universitário e atuou em diversas instituições e ateliês em Indaial e Blumenau. Possui obras em acervos públicos e particulares e um extenso currículo com mais de 12 exposições individuais e 56 coletivas, além de premiações e participações internacionais.

Lilian Ebert Haase, também natural de Blumenau, é pintora e professora de artes visuais, com atuação destacada em Blumenau e Indaial, especialmente na Fundação Indaialense de Cultura. Sua formação incluiu estudos em São Paulo e com renomados artistas catarinenses. Com ampla participação em mostras e salões de arte, possui obras em coleções públicas e privadas.

Marli Alves Bomtempo Peixe nasceu em Patos de Minas (MG) e desenvolveu sua trajetória em Minas Gerais, São Paulo e, desde 1993, em Indaial, onde atuou intensamente como diretora artística, produtora e promotora cultural na FIC. Homenageada com o título de Cidadã Honorária Indaialense, dedicou-se a fortalecer a cena cultural local e regional, sendo reconhecida por seu trabalho em prol das artes e dos artistas do Vale do Itajaí.


Lançamento do livro “Indicador de Artes Visuais: Indaial do Passado ao Presente” valoriza a memória artística da cidade

Tags:

Comments are closed