Sensibilizarte

O Projeto SensibilizArte — Arte nos Bairros, proposto e gerenciado pela Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters (FIC), abriga diferentes e diversos projetos de formação cultural no formato de oficinas que acontecerão anualmente, com começo e fim no ano letivo.

Ele tem como objetivo central criar público e democratizar o acesso de diferentes segmentos da população ao fazer, vivenciar e experimentar a fruição de expressões artísticas-culturais. As oficinas são oferecidas nas Escolas Municipais e nas entidades parceiras.

Os objetivos do Projeto:

  • Criar condições para que todo e qualquer cidadão possa ter contato com as diversas linguagens da Arte e da Cultura;
  • Criar público crítico, com conhecimento técnico e teórico, que seja capaz de decodificar as diversas gramáticas que estruturam as diferentes linguagens da Arte e códigos da cultura;
  • Incluir no universo da cultura segmentos da população que são socialmente alienados pela sua condição econômica ou por pertencerem às minorias.

O Programa propicia o acesso da população aos códigos das linguagens artísticas, promovendo ainda a formação e qualificação de público com pensamento crítico e criativo. Aliando a prática aos fundamentos teóricos, as atividades propostas podem adaptar-se aos mais variados formatos e contextos, dando ênfase especial ao desenvolvimento de atividades culturais, abrangendo a inclusão cultural, desenvolvendo ações voltadas à pesquisa e experimentação na área artística e cultural, possibilitando ao cidadão o acesso ao aprendizado e ao exercício da arte, organizando e viabilizando o melhor atendimento à comunidade.

Núcleo de Circo — Oficinas de Malabares (em breve);
Núcleo de Dança — Oficinas de Dança de Rua (em breve);
Núcleo de Musicalização — Oficinas de Violino, Violão, Sopros, Canto e Coral.

O Projeto é uma ação cultural, com ensinamentos não científicos, esses importantes para a formação e construção do indivíduo. Espera-se que através dessa ação tanto os alunos quanto a comunidade, em geral, participem de forma ativa na manutenção cultural do município e que ela traga transformação real na vida de todos envolvidos.

O lançamento ocorreu dia 26 de agosto de 2018, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nações. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de tocar com a Orquestra de Câmara e a Orquestra Tra-la-lá.

SENSIBILIZARTE EM FOTOS

« 1 de 2 »