
O Programa SensibilizArte — Arte nos Bairros, proposto e gerenciado pela Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters (FIC), abriga diferentes oficinas que acontecerão anualmente, com começo e fim no ano letivo.
O lançamento ocorreu dia 26 de agosto de 2018, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nações. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de tocar com a Orquestra de Câmara e a Orquestra Tra-la-lá.
O programa tem como objetivo central descentralizar a cultura, criar público e democratizar o acesso de diferentes segmentos da população ao fazer, vivenciar e experimentar a fruição de expressões artísticas-culturais. As oficinas são oferecidas nas Escolas Municipais e Estaduais de Indaial.
Os objetivos do Projeto:
- Criar condições para que todo e qualquer cidadão possa ter contato com as diversas linguagens da Arte e da Cultura;
- Criar público crítico, com conhecimento técnico e teórico, que seja capaz de decodificar as diversas gramáticas que estruturam as diferentes linguagens da Arte e códigos da cultura;
- Incluir no universo da cultura segmentos da população que são socialmente alienados pela sua condição econômica ou por pertencerem às minorias.
O Programa propicia o acesso da população aos códigos das linguagens artísticas, promovendo ainda a formação e qualificação de público com pensamento crítico e criativo. Aliando a prática aos fundamentos teóricos, as atividades propostas podem adaptar-se aos mais variados formatos e contextos, dando ênfase especial ao desenvolvimento de atividades culturais, abrangendo a inclusão cultural, desenvolvendo ações voltadas à pesquisa e experimentação na área artística e cultural, possibilitando ao cidadão o acesso ao aprendizado e ao exercício da arte, organizando e viabilizando o melhor atendimento à comunidade.
Oficinas Oferecidas
- Canto Coral
- Clarinete
- Dança Folclórica Alemã
- Dança Folclórica Italiana
- Dança Folcloórica Polonesa
- Flauta Doce
- Saxofone
- Teatro
- Trompete
- Viola Caipira
- Violão Popular
- Violino
O Programa é uma ação cultural, com ensinamentos não científicos, esses importantes para a formação e construção do indivíduo. Espera-se que através dessa ação tanto os alunos quanto a comunidade, em geral, participem de forma ativa na manutenção cultural do município e que ela traga transformação real na vida de todos envolvidos.
Confira os locais das oficinas em 2020
Oficinas de Música;
Oficinas de Teatro;
Oficinas de Danças Folclóricas;
Veja Também:
Lançamento do Programa Sensibilizarte (2018)
Novos Instrumentos para o Programa SensibilizArte (2019)
Programa Bolsa Monitor Artístico
SENSIBILIZARTE EM FOTOS