Sensibilizarte

O Programa SensibilizArte — Arte nos Bairros, proposto e gerenciado pela Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters (FIC), abriga diferentes oficinas que acontecem anualmente, em Escolas Municipais e Estaduais e em parceria com comunidades de Indaial com começo e fim no ano letivo.

O lançamento ocorreu dia 26 de agosto de 2018, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nações. Tem como objetivo principal descentralizar a cultura, democratizar o acesso de diferentes segmentos para a população poder vivenciar e experimentar a fruição de expressões artístico-culturais de qualidade. 

Através de ensinamentos não científicos, o programa oportuniza o primeiro contato do munícipe com a cultura e a arte, pilares primordiais para a formação e construção do indivíduo como um cidadão consciente, trazendo transformação real em suas vidas.

Já passaram pelo programa aproximadamente 1.400 alunos e está em constante ascensão. Com este primeiro contato nos bairros, através das oficinas, o aluno desperta o interesse em continuar sua formação artística, tendo a oportunidade de ingressar nos cursos oferecidos pela Fundação Indaialense de Cultura. Proporcionando pleno desenvolvimento artístico para que os alunos sigam carreira em suas áreas.

As aulas acontecem uma vez por semana com duração entre uma e duas horas, podendo ser individuais, em dupla ou em grupos de até 20 alunos, dependendo da oficina. Os monitores utilizam metodologias inovadoras que estimulam o desenvolvimento e tornam o aprendizado mais atrativo, incentivando a permanência e continuidade nas oficinas.


Os objetivos do Projeto:

  • Criar condições para que todo e qualquer cidadão possa ter contato com as diversas linguagens da Arte e da Cultura;
  • Criar público crítico, com conhecimento técnico e teórico, que seja capaz de decodificar as diversas gramáticas que estruturam as diferentes linguagens da Arte e códigos da cultura;
  • Incluir no universo da cultura segmentos da população que são socialmente alienados pela sua condição econômica ou por pertencerem às minorias.

Confira as modalidades e locais das aulas para o ano de 2022.


Veja Também:

Estreia Orquestra Experimental SensibilizArte (2022)
Programa Bolsa Monitor Artístico (2019)
Novos Instrumentos para o Programa SensibilizArte (2019)
Lançamento do Programa SensibilizArte (2018)



SENSIBILIZARTE EM FOTOS

« 1 de 3 »