Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva
Local: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 237 – Centro, Indaial

Atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira
08h às 12h | 13h às 17h
Telefone: (47) 3394-0708 | e-mail: indaial.museu@gmail.com


Sensibilizar a comunidade da importância que a Estrada de Ferro Santa Catarina teve para o desenvolvimento de Indaial e de todo Vale do Itajaí e divulgar uma parte da história indaialense é a proposta do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva.

A Estação de Indaial é exemplo de arquitetura “Artdeco”, por ser térrea, com telhado cerâmico embutido em platibanda, e foi inaugurada com a linha de trem, em 1909. Nos anos 1940, o edifício original foi demolido para a construção do novo, desativado em 1971, com a supressão do tráfego na ferrovia. Atualmente, a edificação abriga o Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, inaugurado em 20 de março de 2006, através do Decreto nº 244, de 1º de junho de 2005, e recebeu esse nome em homenagem ao último Agente Ferroviário da Estação Central de Indaial, “Silvestre Ernesto da Silva”.

Segundo Luiz Carlos Henkels, associado da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), “Indaial era a primeira estação importante do primeiro trecho ferroviário inaugurado em 1909, então, o prédio da Estação Ferroviária deve ser preservado, para conhecimento das futuras gerações, uma vez que tem, em seu interior, a vocação final a que faz jus: a de ser museu ferroviário, em memória àquelas pessoas que dela exaustivamente se utilizaram e às pessoas que, como ferroviários, aqui cumpriram sua missão e fizeram história, desenvolvendo e trazendo o progresso à região. Que sejam, desta forma, a Estação e o Museu, objetos de veneração e admiração para a atual e futuras gerações, inspiração de amor à nossa terra e aos nossos antepassados”.

O Museu conta com duas salas de exposições com objetos como trilhos, dormentes, bancos de vagões de passageiros, etc., além de documentos pessoais e profissionais de ex-ferroviários que trabalharam na EFSC.


CONTATO

Os agendamentos poderão ser realizados por telefone ou e-mail:
(47) 3394-0708
indaial.museu@gmail.com