“Leia e dance; essas duas diversões nunca vão ferir o mundo.” (Voltaire)

Ao contrário do Ballet, uma dança tipicamente erudita, o jazz se caracteriza por ser uma dança bastante popular. Acredita-se que a manifestação da dança Jazz tenha surgido paralelamente ao desenvolvimento da música Jazz, o que remeteria os créditos da dança à parte da população negra estadunidense, assim como se credita a origem musical.

As semelhanças com a música Jazz não param por aí: se a principal característica do Jazz música é o improviso, a principal característica do jazz dança também é o improviso. Isso significa que há uma maior liberdade de movimento para a composição da dança, quando comparada às danças clássicas. Ainda assim, muitos de seus movimentos básicos têm origem no Ballet clássico e na dança moderna.

É possível descrever essa dança como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente), movimentos sincopados (quando há rompimento dos movimentos já internalizados e estabelecem-se outros padrões de movimentos) e pelo swing. Ainda que a influência da música Jazz seja bastante intensa sobre a constituição dessa dança, sua prática não necessariamente é acompanhada desse estilo de música, o que permite ao praticante liberdade também na escolha musical.


FAIXA ETÁRIA
7 a 12 anos

CARGA HORÁRIA ANUAL
70 horas/aula


PROFESSORA
Juliane Moraes
Professora da FIC desde 2009

Formada em Dança pela Universidade de Cruz Alta e especialista em Arte Educação pela Uniaselvi. Como bailarina dançou em festivais no Mercosul e Europa.


CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 / (47) 3333-1964
cursos.fic@indaial.sc.gov.br


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.