Sobre a Orquestra

A Orquestra de Câmara de Indaial teve seu concerto de abertura em 14 de novembro de 2002. É integrada e administrada pela Fundação Indaialense de Cultura Prefeito “Victor Petters”. Conta com 30 músicos estudantes da cidade e região. É considerado um laboratório para músicos que desejam aprofundar conhecimento prático.

Alunos que já passaram pela Orquestra de Câmara de Indaial estão sendo aceitos em conceituadas instituições de música espalhadas pelo país, cumprindo assim o seu papel de impulsionar uma nova geração de artistas dentro do seu contexto social. No repertório encontram-se obras do período Barroco até o século XX e também temas de filmes. É regida pelo professor e maestro Paulo Lira.


Sobre a Regência

Maestro Paulo Henrique Tadeu Lira
Professor da FIC desde 2001.

Graduado em Música pela Furb em 2004,  iniciou seus estudos de música aos onze anos. Em 1997 participou como violinista da Fundação da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó (OCMT), e em 2000 ingressou na Orquestra da Furb. Estudou regência com os maestros Oswaldo Ferreira (Portugal), Frank Graf, (Brasil/Alemanha) Daniel Bortholossi, Denise Mohr e Eusébio Kolher e violino com os professores Paulo Mannes e Roseli Weigartner. Frequentou Master Class com Paulo Bosísio, Elisa Fukuda e Roberto Hübner. Desde 2008 é orientado ao violino pelo professor Roberto Hübner, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Em março de 2001 implantou em Indaial o “Programa de Musicalização nas Comunidades”, e com esses alunos formou em 2002 a “Orquestra de Câmara de Indaial”, sendo seu regente até o presente momento. Em 2006 criou o Coro Misto Indaiá com membros da comunidade Indaialense, mantendo-se como regente até 2010. Atuou como professor de violino e viola no Departamento de Cultura de Timbó e na Academia de Cordas da OCMT. Como instrumentista foi violinista e chefe de naipe das violas na Orquestra da Furb por 16 anos e membro do Quarteto de Cordas “Cidade de Indaial”. Com seu trabalho em prol de uma nova geração de músicos na comunidade indaialense foi homenageado com o Prêmio “Destaque em Serviços Comunitários” edição 2008, pela Associação Empresarial de Indaial (Acidi). Em 2014 recebeu da FIC o certificado de “Amigo da Cultura de Indaial” pelo seu trabalho desenvolvido junto à prática coral no município. Em 2015 criou junto com o Departamento de Cultura de Ascurra o “Coral Municipal de Ascurra”, e com ele desenvolveu um intenso trabalho de pesquisa e regate de músicas para essa formação musical. Em 2016 assumiu a direção artística e regência da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, e nesse mesmo ano integrou o corpo docente do Seminário de Música de Rodeio 12. No ano de 2017 lhe foi solicitado a composição do Hino do município de Ascurra, no qual acompanhado de seu amigo e aluno Décio Fernando Saut realizaram esse trabalho. Ainda no ano de 2017, junto com seus alunos e ex-alunos, criou a “Camerata Tocarte”, atuando como diretor artístico e spalla. No ano de 2018 assumiu a coordenação do Programa SensibiliZarte – Arte nos Bairros, com o objetivo de reativar as atividades musicais da FIC nos bairros de Indaial, e foi empossado como membro imortal da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Indaial.
Alguns de seus ex-alunos prosseguem seus estudos musicais em conceituadas instituições superiores de música no país.


MOMENTOS ORQUESTRA DE CÂMARA DE INDAIAL

« de 2 »