Atendimento médio anual: 50 alunos

“Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem dança”.  (Augusto Branco)

Dança Livre é uma aula que explora as diferentes possibilidades de movimentos e estilos, a partir dos movimentos básicos do corpo em adequação ao trabalho das valências físicas: força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e velocidade. Proporciona uma atividade diferenciada das demais, com uma diversificação de movimento, utilizando diferentes estilos e ritmos, de forma que se possa trabalhar o corpo de várias maneiras e com diversos corpos. Cada estilo ou ritmo tem um estímulo corporal diferenciado, que agrupados em uma aula coerente, pode proporcionar um trabalho físico completo.


FAIXA ETÁRIA
06 a 18 anos.

CLASSIFICAÇÃO

  • Nível Iniciante;
  • Nível Intermediário;
  • Nível Avançado.

CARGA HORÁRIA ANUAL POR MODALIDADES

  • Dança Livre Baby- 5 a 6 anos – 30 horas/aula;
  • Dança Livre Mirim – 6 a 8 anos – 52 horas/aula;
  • Dança Livre Infantil – 9 a 11 anos – 52 horas/aula;
  • Dança Livre Nível I – 12 a 18 anos – 52 horas/aula;
  • Dança Livre Nível II – 12 a 18 anos – 105 horas/aula.

Aluna: Tawane Gama Karpovicz

OBJETIVO GERAL
Realizar um diálogo com diferentes concepções/estilos da dança, oferecendo aos alunos a oportunidade de um aprofundamento dos seus conhecimentos e de novas reflexões sobre a dança.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Trabalho da agilidade e velocidade das partes e do corpo como um todo;
  • Trabalho da coordenação em movimentos de diferentes níveis de complexidade e organização;
  • Mais conhecimento e percepção do movimento do corpo;
  • Trabalho do equilíbrio corporal através da consciência da centralização do eixo longitudinal;
  • Trabalho da força dinâmica e estática, através da exploração de movimentos, utilização de movimentos em dinâmica forte rápida ou lenta, saltos e outros;
  • Trabalho da flexibilidade na exploração de diferentes amplitudes e angulações dos movimentos das partes do corpo;
  • Vivência corporal diversificada, que proporciona ao indivíduo a preparação corporal e mental para a execução de qualquer movimento.

METODOLOGIA

Conteúdo Programático:

  • Trabalho corporal geral (postura, alongamento, fortalecimento e ritmo);
  • Sequências articuladas (andadas, saltos, diagonais, etc.);
  • Diversos estilos de dança: urbanas, populares, contemporânea, entre outras, que é base da diversificação;
  • Improvisação;
  • Jogos coreográficos;
  • Jogos teatrais;
  • Montagem de coreografias.

NÍVEIS

Iniciante

As aulas são destinadas para quem quer experimentar e conhecer movimentos a partir de jogos, danças e observações de nosso gestual cotidiano, assim como àqueles que querem dançar mesmo sem nunca ter entrado em uma aula de dança. Destinado a todos que querem descobrir habilidades corporais e criar através dos próprios movimentos, num processo que envolve estímulos como jogos corporais, criação coletiva e montagem de coreografias em grupo – sempre a partir das experiências individuais, envolvendo as referências de cada um.

Aluno: João Batista Amarante Andrade

Intermediário

  • Aprofundamento do nível iniciante;
  • De acordo com as necessidades das turmas e dos alunos, recorremos às técnicas da dança como o ballet, contemporâneo, danças populares e hip hop, sempre de uma forma lúdica, divertida e livre;
  • Noções básicas de: ritmo, espaço, peso e fluência;
  • Memorização de sequências coreográficas;
  • Criações individuas e em grupo.

Avançado

  • Aprofundamento do nível intermediário;
  • Ler, ver e vivenciar a dança como um todo;
  • Criação e estudo de coreografias;
  • Capacidade de se apresentar em público com propriedade;
  • Grupo Elite;
  • Grupo que representa a Dança Livre da FIC em festivais e eventos;
  • Montagem de espetáculos.

PROFESSORA
Samanta Farias da Silva
Professora da FIC desde 2011.

Tem licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e formação em Acroyoga pelo método AcroBrasil. É professora de Acroyoga e Aerodance.

Tem cursos de: aperfeiçoamento para Coordenadores de Grupos Folclóricos Alemães/Categoria Terceira Idade, Infantojuvenil e Adulto,  Iluminação Cênica, Dança de Salão, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas e Ritmos e Aerodance.


CONTATO FIC
Telefone (47) 3333-2000 /(47) 3333-1964
cursos.fic@indaial.sc.gov.br


REGULAMENTO
Antes de inscrever-se em nossos cursos, leia o regulamento.


MOMENTOS DANÇA LIVRE FIC