Local: Rua Olympia, 53 – Tapajós

HISTÓRICO

Os primeiros proprietários foram Anna Haecker e Adam Hackmann. Adam foi um dos primeiros imigrantes alemães. É bisavô de Vitor Schroeder por parte de mãe. A primeira fase da construção se deu por volta de 1914, e em 1922 foi construída a parte mais alta por Herman Schroeder (seu neto).

Trata-se de edificação de volumetria bastante singular, mesclando a técnica enxaimel e a alvenaria de tijolos aparentes, com detalhes esmerados, tanto externa quanto internamente. Edificação de grande porte – enxaimel, com varanda e anexo em alvenaria de tijolos aparentes, construída em duas etapas na primeira fase do imóvel. A segunda fase da construção, em alvenaria autoportante, tem sótão alteado, com mansarda e acabamento dos oitões em lambrequim de madeira recortado com empena voltada para a rua. Detalhe para a colocação caprichosa do piso de assoalho e forro de madeira nas duas salas da segunda fase da construção.

Possui ricos detalhes como adereços e ferragens de esquadrias bastante elaboradas, o porão é peça bastante atrativa e convidativa, com boas dimensões, e nas fachadas as faixas e molduras em relevo valorizam as esquadrias e o volume geral. Implantada em terreno elevado em relação à rua, o que deu origem à denominação do imóvel como “Casa da Colina”.