Projeto multi-instrumental, no qual alunos selecionados por aptidão e competência musical ensaiam obras populares e apresentam-se em eventos para os quais o grupo artístico é convidado.

A Sonora Aprendiz (antiga Banda FIC) foi criada pelo professor Guilherme Christen em 2012, revelando talentos e incentivando estudantes de música a viverem na prática a relação artista–plateia.

O repertório é composto por músicas populares, independente do estilo, sempre visando ao entretenimento através da qualidade musical. A Sonora Aprendiz agrega alunos de todos os cursos de instrumentos musicais fornecidos pela FIC, promovendo a interação entre diferentes instrumentistas, além de ser uma oportunidade para alunos de música erudita vivenciarem o trabalho com a música popular.

O projeto também promove o aprendizado de posicionamento em palco, entretenimento para com o público, passagem de som, montagem e manipulação básica de sonorização eletrônica e inicia o estudante no caminho para se tornar um artista completo.

Por conta da quantidade de equipamentos de sonorização e dificuldade técnica para equalização sonora, a Sonora Aprendiz possui um limite de oito alunos. Caso esse limite seja atingido, novas vagas surgem somente com a desistência de algum membro do grupo.

Exigências para o ingresso na Sonora Aprendiz

  • Ser aluno ativo de qualquer curso musical da FIC há pelo menos um ano;
  • Estar no estágio de aprendiz musical e não possuir rotina profissional na área;
  • Estar disponível para apresentações/ensaios-gerais em alguns fins de semana;
  • Ser aluno dedicado, habilidoso e assíduo (informações fornecidas pelos professores);
  • Aluno do curso de Violão Popular: estar pelo menos no nível “Intermediário 1” do curso e possuir leve noção de tablatura;
  • Aluno dos demais cursos musicais: se inscrever para as audições que surgirem para serem avaliados.


MOMENTOS SONORA APRENDIZ