Incentivando a Economia Criativa

PROGRAMAÇÃO

16 /03 (sábado) – Feira de Rua Bummeln – Edição Comemorativa Dia do Artesão
Local: Defronte à Igreja Matriz Santa Inês – Centro
Horário: 09h às 17h
Realização: Grupo Assoc. Indaialense de Artesãos

18/03 (2ª feira) – Palestra: Artesanato como Produto Turístico
Palestrantes: Tatiana Viana Mota e Telma Fusinato (Turismólogas)
Horário: 19h
Local: Sala Social de Reuniões Casa da Colina – Rua Olimpia Nº 53
O Tema “Artesanato como Produto Turístico” abordará de uma forma geral o que é Turismo, suas características e a importância de se alinhar o artesanato a cultura e as tradições de um povo em uma comunidade. A inserção do artesanato no mercado turístico nos conduz a um pensar estratégico, pois, os produtos (artesanato) podem ser indutores de turistas, ou o ponto turístico pode trazer a demanda para a comercialização do artesanato. Para isso, é preciso estar atento as estratégias que agregam valor ao produto artesanal, adequando o potencial de cada comunidade e a matéria-prima local seja transformada em objeto de arte com forte valor humano.

19/03 (3ª feira) – Cine Palestra e Exibição de Documentário sobre Artesanato
Documentário Caminhos da Reportagem – ‘Talento e tradição na ponta dos dedos’ retrata histórias de pessoas que mudaram a realidade onde vivem através do artesanato.
A Cine palestra Gestão para Artesãos do Canal ‘Elaborando Projetos Sócio- culturais’, abordando assuntos como: a diferença entre artesanato e trabalho manual, artesão empreendedor e a tecnologia na venda de artesanato.

20/03 ( 4ª feira) – Palestra: Formalização para Começar Bem
Palestrante: Altair Simão
Horário: 19h
Local: Sala Social de Reuniões Casa da Colina – Rua Olimpia Nº 53
O assunto possibilitará ao participante artesão compreender o trâmite para legalizar o seu negócio, além de conhecer o passo a passo da formalização dos diversos tipos de empresa e as obrigações e direitos adquiridos a partir do registro como pessoa jurídica.

21/03 (5ª feira) – Palestra: Uma Conversa Sobre Tingimentos Naturais
Palestrante: Marion Rupp
Horário: 19h
Local: Sala Social de Reuniões Casa da Colina – Rua Olimpia Nº 53
10 vagas – Inscrições pelo telefone 3333-1964 (FIC)
A ‘Re’descoberta do Tingimento Natural a partir de cascas, folhas e flores, compreendendo a base para a criação de corantes naturais, técnicas e onde encontrar materiais com possibilidade de extrair corantes. Uma verdadeira imersão nas cores naturais, com o objetivo de valorização dos saberes e técnicas tradicionais como fator de desenvolvimento sustentável.

22/03 ( 6ª feira) – Papo de Artesão – Troca de Experiências e Vivências
Mediador: Rosa Paul
Horário: 19h
Local: Sala Social de Reuniões Casa da Colina – Rua Olimpia Nº 53
Momento de interação para artesãos de diversos grupos e segmentos dividirem suas vivências e técnicas de trabalho, trocando experiências como forma de inspiração e obtenção de conhecimento, conferindo novas visões e valores ao artesanato Indaialense.

16 a 22/03 – Semana Municipal de Artesanato 2019