“CELEBRANDO COM ARTE” – Coletiva de Artistas e Escritores Indaialenses
(21 de março – Instalação do Município de Indaial)

 

Abertura: 14/03/2019 – 19h30min – Local: Salão de Exposições da FIC
Bate-papo: “Indaial na História” – Historiador Luiz Claudio Altenburg
Visitação: De 14 a 29/03 – Das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min – De Segunda a Sexta-feira

 

A Fundação Indaialense de Cultura destaca entre seus objetivos o incentivo às expressões culturais estando as exposições entre suas atribuições. Promover a classe artística local, evidenciar a arte, revelar seus artistas e suas obras fazem parte das ações culturais da Entidade que ao longo dos anos tornou-se uma vitrine para a Classe artística produtiva indaialense e regional que abarca os artistas já consagrados pela crítica, como também os novos valores nas artes visuais. Estes, vem escrevendo anualmente uma nova história nas artes do município.

Desde sua criação a FIC homenageia a cidade de Indaial com exposições de artistas da cidade em celebração à Instalação do Município de Indaial que ocorre no dia 21 de março. O mês já se tornou um marco para os artistas que desejam apresentar suas obras no espaço expositivo da FIC.

A partir de outubro de 2018 os artistas vem se cadastrando no Departamento de Cultura da FIC a fim de escolher o melhor período para suas mostras individuais e coletivas, que acontecem entre os meses de março e novembro do corrente ano. O Calendário de Exposições 2019 já foi preenchido e mostrará uma diversidade de obras inéditas em pintura, desenho, escultura, gravura e fotografia, cartunismo, como também, exposições de alunos dos cursos de artes e artesanato da FIC e exposições históricas.

A exposição “Celebrando com Arte” abre no dia 14 de março, às 19h30min no Salão de exposições da FIC e revela as linguagens visuais e literárias, trazendo a arte como forma de expressão dos participantes na composição de sua obra com destaque para as poesias, que emocionam e tocam a sensibilidade dos apreciadores, e das artes plásticas, as quais se manifestam por meio de elementos visuais e táteis como o desenho, a pintura e a escultura.

A abertura da Exposição contará com a presença do historiador Luiz Claudio Altenburg do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá em um bate-papo sobre o tema “Indaial e Sua História”, aberto a escolares, artistas e plateia.

Participam da Exposição os artistas com produção recente nas artes visuais e poetas indaialenses com obras literárias garimpadas no acervo da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa. A Mostra de Artes é constituída pelos artistas: Aninha, Bartolomeu Oberziner, Duda Suchu, Íria Bueno, Ivani da Silva Silveira, Lílian Haase, Marcos Alexandre de Liz, Maria Edite de Moura e Vera Krieger Nietsche. O Varal Poético contempla poesias dos escritores: Wilmar Marcos Harbs, Roberto Diniz Saut, Mauro Celso de Aguiar, Maria Odete Olsen, Marco Antônio Struve, José Raulino Madel, Jano Moskorz, Ernesto Ehmke, Celso Jânio Moskorz, Adair José de Aguiar, Raul Costa, Apolônia Gastaldi e Edltraud Zimmermann Fonseca.

Venha Prestigiar!

« 1 de 2 »

MARÇO | “CELEBRANDO COM ARTE” – Coletiva de Artistas e Escritores Indaialenses